quinta-feira, 31 de março de 2011

Coisinhas variadas

Olá! Temos notícias da Princesa Tang, ela virou "mocinha" (leia-se entrou no cio, hehehe). Mas está até bem tranquila, fica dentro de casa na boa, sem muito estresse. Só fica se "minhocando" (arrastando a barriga no chão) de vez em quando. Olha ela aí tentando pegar a água da torneira.Para mostrar que eu trabalho de verdade, encomendas postadas na segunda-feira passada. Aqui uma coisa que eu vi no site Banana Craft, a foto era de uma menina do Flickr, amei a ideia. É um suporte pra carregar a bateria do celular e serve pra guardar o carregador também, porque fecha e parece uma carteirinha.E para que não pensem que eu não gosto de cachorros... um cachorrinho de Páscoa. Encontrei essa foto na internet, tem um endereço nela, mas não foi de lá que eu a copiei. Bom final de semana! Bem feliz e produtivo!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O mundo cor de rosa

Olá! Hoje vou mostrar uma coisa que amei de paixão! Sábado fui com um casal de amigos ver no shopping Iguatemi a exposição Mundo Encantado de Barbie. Nossa!!! Que delírio! Lindo de viver! Tirei horrores de fotos porque era tudo lindo, mas só vou mostrar algumas, hehehe! Entrada da exposição. Quando chegamos não tinha muita fila, mas quando saimos a fila estava imensa, mas vale a pena.
Algumas Barbies negras... Minha favorita: Maria Antonieta! É um deslumbre! A rainha Cleópatra, com a carinha da Liz Taylor. Outra rainha, Elizabeth da Inglaterra. Gente, é uma perfeição! Aliás, esse painel de deusas e de rainhas é de enlouquecer. Daria pra ficar horas só olhando pra essas bonecas. Aqui as mais antigas, incluindo a primeira de 1959 (maiô listrado) e o Ken de 1961. Outro painel lindinho, mundo da fantasia. Arwen e Aragorn, Legolas e Galadriel (de O Senhor dos Anéis) e outros, incluindo Merlim, o mago. Essa foto tirei depois que saimos da exposição. O painel dourado no centro da foto é o das deusas e rainhas.
Ai, foi uma tarde de sonho. Sai me sentindo como se tivesse tomado uma overdose de açúcar, leve, elétrica e feliz. Nada como uma boneca (ou várias) pra fazer uma mulher feliz, porque no fundo a gente nunca deixa de querer brincar de boneca. Obrigada ao colecionador Carlos Keffer, dono das bonecas e curador da exposição, por proporcionar esses momentos de magia!

Boa semana pra todas.

sábado, 26 de março de 2011

Porto Alegre me tem

Olá!
Não posso deixar passar em brancas nuvens (apesar de que as daqui estão negras de chuva) o aniversário de 239 anos da minha querida cidade. Essas fotos são originais que eu ganhei, não lembro de quem, há anos. São lindas fotos antigas da cidade, elas não tem data, mas acredito que sejam da década de 80.
Essa primeira é da ponte sobre o Guaíba, umas das entradas da cidade.
Esse é o Monumento do Expedicionário, fica no Parque Farroupilha, conhecido com Redenção, que todo final de semana lota de gente passeando com seus filhos, seus cachorros e seu chimarrão.
Essa é a Catedral Metropolitana, fica na Praça da Matriz, perto da sede do governo estadual, o Palácio Piratini e do Teatro São Pedro.
Parabéns, minha Porto Alegre, pelos teus 239 anos!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Naninha de gatas e bolos de cereja

Olá!
Chuva e friozinho em Porto Alegre, parece que o outono resolveu chegar! Oba!
Olha aí minhas filhotas, Galadriel e Noite, que dormiram a tarde toda juntas, na sexta-feira passada. Acordavam só pra dar umas lambidas uma na outra, hehehe. Detalhe, dormem numa das cadeiras das minhas máquinas de costura.

E aqui um bolo cor-de-rosa! Adorei a cor desse bolo! É um bolo de cereja, cuja receita saiu no encarte do Bourbon (supermercado) na semana passada. Eu não vou passar a receita, ainda, porque ela como está não fica muito doce. Fica com o azedinho das cerejas e não gostei muito. Vou por açúcar da próxima vez, não vai açúcar na receita, só leite condensado.
Eu amo as mini-formas de silicone, ficam tão bonitinhos os mini-bolos...
Ai, com essa mudança de temperatura acabei me resfriando, e tenho que andar com uma caixa de lenços de papel onde vou, ai, ai.
Bem, vou terminar uma guirlanda de Páscoa.
Um ótimo final de semana pra todos!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Gatos e impressoras

Olá!
A Galadriel tem paixão pela multifuncional, tanto que até dorme em cima dela, quer dizer, da capa que eu fiz pra ela, hehehe.
Gostei muito dessa tirinha da Yasmine, do cat versus human!

Bom restante de semana!

sábado, 19 de março de 2011

Dia do Artesão

Olá!
Contrariando minha prática habitual, hoje vou postar somente um texto que escrevi ontem.
Dia do Artesão

No dia 19 de março é comemorado o dia de São José, o padroeiro dos carpinteiros (ele próprio era um) e, por extensão, dia do artesão.
Artesão é aquele que produz algo com as mãos, é o responsável por transformar matérias-primas em produtos acabados. Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais, logo os primeiros artesãos surgiram na Pré-História, num período chamado neolítico (6.000 a.C), quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. A partir do século XI, o artesanato, na Europa, ficou concentrado em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes vivia com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses. Enquanto quem vivia nos campos era servo, nas cidades viviam os homens e mulheres livres, em geral artesãos e comerciantes. Essa ideia produziu um ditado na Alemanha medieval que dizia "o ar da cidade liberta".
Atualmente me parece que a palavra artesanato tem um peso pejorativo. Muitas pessoas só entendem por artesanato aquelas peças ou técnicas regionais (que devem ser valorizadas mesmo, até porque são mostras da cultura popular que deve ser preservada) que se tornam um atrativo turístico por serem tão pitorescas. Mas além disso, me incomoda que toda e qual peça produzida manualmente esteja apta a fazer parte da definição de artesanato.
Talvez seja para escapar desse "balaio de gatos" em que a definição de artesanato coloca, lado a lado, as peças mais delicadas e bem acabadas e as mais grosseiras e de mau gosto, que muitas pessoas atualmente denominem suas produções como "crafts" ou "handmade", em vez de artesanato.
Acredito que a boa vontade de muita gente em ajudar outras pessoas a resgatar sua auto-estima ou gerar renda através do "artesanato" tenha sido, em parte, responsável pelo "boom" do artesanato no Brasil colocando toda produção manual no mesmo patamar.
Mas sinceramente, e sem querer ser esnobe ou elitista, há que se diferenciar toda e qualquer peça produzida artesanalmente de peças de artes manuais. Com isso quero dizer que o artesão não é somente aquele que produz uma peça com as mãos, pois muitos aprendem a produzir uma peça e a reproduzem à exaustão, sempre exatamente como fizeram as outras! Mas que artesão é aquele que produz com as mãos, com a criatividade, com a emoção e, por isso, produz uma peça única, e ainda que faça outras peças com a mesma técnica ou para o mesmo uso, jamais as peças serão iguais, pois sua inquietação e seu amor pela perfeição não permitem que copie nem a si mesmo.
E para isso não é necessário curso com professores famosos e nem materiais caros, é preciso sentimento, delicadeza, criatividade, conhecimento, intuição (claro!) e capricho.
Eu digo com orgulho que sou uma artesã, que minha mãe é uma artesã, que minhas avós foram artesãs, que tenho prima, tias e tios artesãos. Sim, fui abençoada com uma família de muitos artesãos (tricoteiras, crocheteiras, padeiro, carpinteiro, costureiras, confeiteiras...). E deem o nome que quiserem, seja artesanato, craft, handmade, eu amo o que faço.
E para todos os que são ARTESÃOS de verdade e fazem do mundo um lugar onde a beleza e o aconchego das peças produzidas com amor e dedicação aproximam as pessoas, um muito feliz Dia do Artesão!

Texto: Denise "Mimos de Pano" (artesã, historiadora e professora)
Fontes de consulta:http://www.programaartebrasil.com.br/hist_artesanato/hist_arte.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato

quinta-feira, 17 de março de 2011

Pequenos detalhes

Olá!
Passando só pra mostrar uns enfeitinhos daqui de casa e uma foto de um bolo que achei uma ideia muito fofa.
Não fica uma fofura esse bolo açucarado e com as cenourinhas de pasta americana? Eu amei!
Essa tag fofa de Páscoa está disponível no Graphic Garden, que eu amo de paixão, hehehe! Já comprei vários desenhos dela.

Um bom e produtivo final de semana pra todos!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Entregando o ouro...

Olá!
Ok, meninas! Vocês venceram, hehehe. Segue a receita do bolo multi-uso. Super-fácil!!!
Bolo "multi-uso"
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de coco ralado (ou fubá ou aveia)
1 xícara de leite (no bolo de coco eu ponho leite de coco)
1 xícara de acúcar
2 colheres de sopa de margarina (ou meia-xícara de óleo)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo inteiro

Modo de fazer:
Bater tudo junto no liquidificador.
Colocar numa forma redonda com furo untada e enfarinhada.
Assar em forno pré-aquecido à 180 graus por 35 minutos.

Hum, difícil né? Hehehe! Mas já aviso, ele fica molinho, ok? Nesse de coco eu boto só um cheirinho de leite condensado...
E atendendo a outro pedido, segue o link de onde eu tirei o molde dos sachês coelhinho .
Amigas, boa semana pra todas!!!

domingo, 13 de março de 2011

Paradinha

Olá!
Aproveitei a paradinha pro café da tarde pra baixar umas fotos de trabalhinhos recém-concluídos. Também vou provar que gatinhos são crafters desde bebês. E de lambuja (ui, que velharia!) mostro o bolinho de coco que fiz pra levar de lanche pra escola. Vamos lá!

Plaquinha para cadeiras, trabalho em redwork (adorei fazer!!!). Embaixo são sachês-coelhinhos, com cheirinho de camomila.
Vejam a Princesa costurando já com essa idade!

Aqui meu bolinho, molinho, de coco. Essa receita é multi-uso e sempre dá certinho. Adoro! Dá pra fazer bolo de aveia, de fubá e de coco, todos com a mesma receita. É a única que sei de cor!

Servidas?
Acabou a folga do carnaval, amanhã é dia de batente.
Uma ótima semana pra todas!!!

sábado, 12 de março de 2011

Ocupada

Olá!
Felizmente as vendas estão melhores e eu estou muito ocupada. Semana que vem voltam as aulas (de novo!) e o tempo vai ficar curto... depois mostro os novos trabalhos.
Tecidinhos que comprei na Quilteria, amei comprar lá! Chegaram já faz uns dias. E vieram com balinhas de brinde, hehehe.Ai, olhem que fofinho! A Páscoa vem aí, tenho que correr com a produção...
Um ótimo domingo pra todos!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Princesa

Olá!
Bom, agora é definitivo... a gatinha bebê deixou de ser hóspede e passou à condição de moradora. Minha amiga começou a botar empecilhos na adoção e eu resolvi, então, que a gatinha que já está aqui, aqui vai ficar. Apresento pra vocês a Princesa!

video

A Galadriel já está quase brincando com ela, hehehe. Já não bufam mais, a Noite ainda bufa e se esquiva de entrar em casa, mas logo se acostuma também. Espero que ser fujona não seja característica de todas as gatas pretas!!! Hehehe.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Notícias bebês felinas

Olá!
Ah, hoje eu estou feliz! Recebi mais notícias das bebês da Isabel e fotinhos também. Pelo jeito, elas já tomaram conta do coração e do apartamento da mamãe, hehehe! Tem fotos delas em todos os lugares da casa. A Isabel já é uma perfeita apaixonada por gatos!
E junto com as fotos das bebês veio esta desse vaso e planta quebrados... O que será que significa????! Hehehe!
A outra maninha que está aqui sente falta do maninho (Prince) que ficou lá com meu sobrinho. Mas brinca bastante, come bem e dorme muito! Vou marcar a visita do futuro dono logo, antes que eu me apaixone demais, ela é muito ronronante! As minhas gatas estão bufa-bufa, claro!
Xi! Tem alguém embaixo do sofá rasgando a espuma!
Bom carnaval pra todos!

sábado, 5 de março de 2011

Nova hóspede!

Olá!
Todos curtindo o carnaval? Bom, quem não gosta de folia pode, ao menos, aproveitar o feriado né?
Sabem quem é nessas fotos?
Lembram dos bebês-gatos que encontrei em dezembro, né? Bom, duas bebês estavam aqui porque já tinham dona (a Isabel) e ela estava viajando. Em meados de fevereiro elas foram pra casa nova, a mamãe está apaixonada por elas, hihi!
Lá na casa da minha mãe estavam um machinho e mais uma femeazinha. O menino, Prince, caiu nas graças do meu sobrinho, que o carrega como um bichinho de pelúcia pra lá e pra cá. E a menina veio aqui pra casa! É ela nas fotos acima, paece muito a minha noite, eu a estou chamando de Meia-noite, hehehe! Ela é meio arteira e corria o risco de passar pro pátio da vizinha, que tem um cachorrão. Então, é mais seguro ela ficar aqui. Já falei com uma amiga pra trazer seu filhinho aqui pra vê-la, ele pediu um gatinho há uns meses atrás e agora que terminaram as férias e a família voltou de viagem talvez saia a adoção da menina.
Torçam, ok? A energia de vocês é muito boa, se vocês torcerem vai dar tudo certo!
Um ótimo final de semana pra todos!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Memórias de uma gueixa

Olá!
Tenho que comentar aqui esse livro que comprei nas férias e só agora pude ler (felizmente a lista de leituras estava grande!). Sinceramente, comprei esse livro porque estava bem baratinho e acho que todo livro é um investimento. E por curiosidade também, claro. E devo dizer que gostei muito. É uma falsa biografia, narrada em primeira pessoa numa imitação daquele ritmo oriental que parece tão lento para mim. Mas passada a estranheza passei a gostar muito. Muito estranho um livro escrito por um homem que parece ter sido escrito por uma mulher, me identifiquei com alguns medos, alguns anseios... quem tiver a oportunidade, e for paciente, deve ler, é muito interessante.

E hoje farei uma coisa que não é meu hábito... postarei fotos que achei em outros sites! Mas são lindinhas demais! Eu queria tanto uns enfeites de Páscoa assim...

Essa redoma de vidro eu queria demais, já vi várias idéias para diversas datas usando esse tipo de recipiente para colocar enfeites dentro...
Um bom restinho de semana pra todos! E obrigada pelos comentários e emails tão carinhosos que tenho recebido. Amigas, vocês são dádivas que recebi nem sei porque!